Pular para o conteúdo principal

Instalando e configurando o sudo no Arch Linux

O comando sudo do sistema operacional Unix permite a usuários comuns obter privilégios de outro usuário, em geral o super usuário, para executar tarefas específicas dentro do sistema de maneira segura e controlável pelo administrador. O nome é uma forma abreviada de se referir a substitute user do (fazer substituindo usuário) ou super user do (fazer como super usuário).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sudo.

Instalando e abrindo o arquivo de configuração

Primeiramente vamos instalar o pacote.

# pacman -S sudo

Em seguida vamos usar o comando visudo para configurar os grupos ou usuários que poderão usar o sudo.

# visudo

Se você não tem conhecimento de vim você pode abrir o arquivo de configuração no gedit ou no editor de texto que preferir.

Mas veja que para usar um editor no modo gráfico você tem que abrir a sessão como root, se usar o su no terminal estando logado com seu usuário o editor não será carregado.

# gedit /etc/sudoers

Permissão para um usuário especifico

No arquivo de configuração que abriu quase no final do arquivo tem a seguinte linha

root ALL=(ALL) ALL

Isso diz que o root pode usar o sudo livremente, meio sem lógica, mas tomando como exemplo você tem uma idéia de como fazer para da permissão ao seu usuário.

seunomedeusuario ALL=(ALL) ALL

Permissão para um grupo de usuários

Mesmo em meu computador pessoal prefiro trabalhar com essas permissões usando grupos, perto desta linha do root tem o comando que libera o sudo para um certo grupo, veja o exemplo.

## Uncomment to allow members of group wheel to execute any command
# %wheel ALL=(ALL) ALL

Este sinal de porcentagem indica que não é nome de usuário e sim de grupo, com isso todos usuários que estiverem no grupo wheel terão acesso ao sudo, agora é só descomentar está linha removendo o # da frente do comando e adicionar o seu usuário ao grupo correspondente, ou simplesmente fazer como no primeiro exemplo e dar a permissão diretamente para o seu usuário, também é possível criar um grupo personalizado para usar somente com o sudo.

## Uncomment to allow members of group wheel to execute any command
%wheel ALL=(ALL) ALL

Para adicionar seu usuário no grupo use o seguinte comando.

# gpasswd -a seunomedeusuario wheel

Da para fazer algumas configurações mais avançadas, mas fica para próxima. Caso você tente usar e ao digitar a senha o sistema diga que você não tem acesso reinicie o sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Removendo cache da memória no Linux

Para que o processador faça determinadas tarefas o mais rápido possível é gerado vários tipos de cache, um deles usa uma parte de memória RAM, só que as vezes este cache é um incomodo, para resolver isso geralmente os usuários reiniciam o computador, só que isto não é necessário. No windows existem programas que fazem a limpeza do cache da memória que podem ser encontrados facilmente em sites de downloads, no linux basta digita um comando. sysctl -w vm.drop_caches=3 E também tem está outra forma. echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches

Adaptando um cooler incompatível na placa de vídeo Radeon 9600SE

Isto a sua esquerda é um pedaço do dissipador do cooler Vga Evercool Mini Ufo que comprei uns dias atrás, ia fazer um ou dois meses que minha placa de vídeo estava sem cooler, com isso eu não podia fazer nada que exigisse muito processamento se não esquentava e travava o computador.