terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Instalando e configurando o sudo no Arch Linux

O comando sudo do sistema operacional Unix permite a usuários comuns obter privilégios de outro usuário, em geral o super usuário, para executar tarefas específicas dentro do sistema de maneira segura e controlável pelo administrador. O nome é uma forma abreviada de se referir a substitute user do (fazer substituindo usuário) ou super user do (fazer como super usuário).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sudo.

Instalando e abrindo o arquivo de configuração

Primeiramente vamos instalar o pacote.

# pacman -S sudo

Em seguida vamos usar o comando visudo para configurar os grupos ou usuários que poderão usar o sudo.

# visudo

Se você não tem conhecimento de vim você pode abrir o arquivo de configuração no gedit ou no editor de texto que preferir.

Mas veja que para usar um editor no modo gráfico você tem que abrir a sessão como root, se usar o su no terminal estando logado com seu usuário o editor não será carregado.

# gedit /etc/sudoers

Permissão para um usuário especifico

No arquivo de configuração que abriu quase no final do arquivo tem a seguinte linha

root ALL=(ALL) ALL

Isso diz que o root pode usar o sudo livremente, meio sem lógica, mas tomando como exemplo você tem uma idéia de como fazer para da permissão ao seu usuário.

seunomedeusuario ALL=(ALL) ALL

Permissão para um grupo de usuários

Mesmo em meu computador pessoal prefiro trabalhar com essas permissões usando grupos, perto desta linha do root tem o comando que libera o sudo para um certo grupo, veja o exemplo.

## Uncomment to allow members of group wheel to execute any command
# %wheel ALL=(ALL) ALL

Este sinal de porcentagem indica que não é nome de usuário e sim de grupo, com isso todos usuários que estiverem no grupo wheel terão acesso ao sudo, agora é só descomentar está linha removendo o # da frente do comando e adicionar o seu usuário ao grupo correspondente, ou simplesmente fazer como no primeiro exemplo e dar a permissão diretamente para o seu usuário, também é possível criar um grupo personalizado para usar somente com o sudo.

## Uncomment to allow members of group wheel to execute any command
%wheel ALL=(ALL) ALL

Para adicionar seu usuário no grupo use o seguinte comando.

# gpasswd -a seunomedeusuario wheel

Da para fazer algumas configurações mais avançadas, mas fica para próxima. Caso você tente usar e ao digitar a senha o sistema diga que você não tem acesso reinicie o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário